Ricardo Flores Magón
Cipriano Ricardo Flores Magón (16 de setembro de 1874 - 21 de novembro de 1922) foi um mexicano anarquista e ativista da reforma social. Seus irmãos Enrique e Jesús também foram ativos na política. Seguidores dos irmãos Magón eram conhecidos como magonistas.
Ele nasceu no Dia da Independência do México , em San Antonio Eloxochitlán , Oaxaca .
Magón explorou os escritos e idéias de muitos anarquistas de início, como Mikhail Bakunin e Pierre-Joseph Proudhon , mas também foi influenciado por seus contemporâneos anarquistas Élisée Reclus , Charles Malato , Errico Malatesta , Anselmo Lorenzo , Emma Goldman , e Fernando Tarrida del Marmol . Ele foi mais influenciado por Peter Kropotkin . Ele também leu a partir da obra de Karl Marx e Henrik Ibsen .
Ele foi um dos maiores pensadores da Revolução Mexicana e do movimento revolucionário mexicano no Partido Liberal Mexicano . Flores Magón organizado com o Wobblies (IWW) e editou o jornal anarquista mexicano Regeneración , que estimularam os trabalhadores contra a ditadura de Porfirio Díaz .
Kropotkin A Conquista do Pão , que Flores Magón considerado uma espécie de bíblia anarquista, serviu como base para a duração curta comunas revolucionárias em Baja California durante o "Magonista" Revolta de 1911. A partir de 1904, Magón permaneceram no EUA . Metade esse período, ele estava na prisão. Sua prisão foi a última em 1918, quando recebeu uma sentença de 20 anos para "obstruir o esforço de guerra", uma violação da Lei da Espionagem de 1917 . A administração de Wilson realizado que foram chamados de Raids Palmer , a repressão sobre dissidentes atacado de guerra e de esquerda que também varrido socialistas notáveis como Eugene V. Debs . Ele morreu em Leavenworth Penitenciário no Kansas .
A causa da morte de Flores Magón foi contestada. Alguns acreditam que ele foi deliberadamente assassinado por guardas prisionais. Outros sustentam que ele morreu como resultado da deterioração da saúde causados pelo seu longo cativeiro, possivelmente agravada por negligência médica pelos funcionários Leavenworth Penitenciária e funcionários. Flores Magón escreveu várias cartas a amigos que se queixam de problemas de saúde e debilitantes do que ele percebeu ser negligência proposital pelos funcionários da prisão. No entanto, outros afirmaram que ele provavelmente morreu enquanto estava na prisão devido a causas naturais.
0 comentários:
Postar um comentário